Vamos falar sobre Competências

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

É comum ouvirmos no meio organizacional frases do tipo: “fulano é competente”, “ciclano tem competência para assumir determinada função”. A palavra competência está diretamente relacionada a nossa capacidade de realização de algo, seja uma atividade, uma tarefa ou uma profissão.

Para ampliar a compreensão do nosso entendimento sobre a palavra competência vale a pena fazer um parêntese para entender o significado do famoso CHA. Essa palavra composta por essas três letras nos revela exatamente o que um profissional precisa para ser chamado de competente. O C se remete a todo conhecimento que é necessário ao profissional para executar as atividades propostas, o H está relacionado as habilidades, ou seja, ao saber fazer, o quanto na prática o profissional sabe fazer aquilo que foi proposto e o A se remete a atitude, ao comportamento em si que o profissional apresenta. Eu posso conhecer muito sobre um assunto, mas na prática não saber fazer, ou então posso conhecer, saber fazer e não ter atitudes e comportamentos adequados ao que se é proposto.

Para ficar mais fácil o entendimento vamos exemplificar, imagine um líder, ele precisa ter com ele algumas competências desenvolvidas para que exerça sua liderança de forma assertiva, ele precisa saber se comunicar, saber delegar, ter um bom relacionamento e saber fazer a gestão das pessoas. Nesse exemplo citei 4 competências que um líder precisa ter para realizar a sua atividade de forma adequada. 

Quando identificamos quais competências são necessárias a realização de nossas atividades e em que ponto do CHA precisamos trabalhar facilita e agiliza o processo de desenvolvimento.

O Fórum Mundial de Economia 2020 trouxe algumas competências essências que serão um diferencial aos profissionais até 2025, entre elas se destacam pensamento analítico, aprendizagem ativa, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e criatividade.

E você já parou para pensar em quais competências você é muito bom e em quais precisa de desenvolvimento???

Alguns processos como coaching, assessment e avaliação de perfil nos auxiliam na identificação e desenvolvimento das competências. A EBCOOP tem profissionais capacitados para aplicação e desenvolvimento desses processos. Entre em contato com nossa equipe e descubra a solução ideal para você.