A importância da comunicação no ambiente de trabalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A comunicação é uma das habilidades pessoais (softs skills), mais importantes para os profissionais que querem e precisam se destacar no mercado de trabalho, ou almejam crescimento dentro do seu próprio setor ou empresa. O que muitos não sabem, é que por ser uma habilidade, nós podemos desenvolvê-la e o primeiro passo para isso, é o autoconhecimento.

Através do autoconhecimento, você vai perceber qual é o estilo que mais utiliza para se comunicar: o agressivo (dono da razão, amedronta na maioria das vezes e não ouve o outro) ou o passivo (aceita tudo, tem medo de dizer não – mesmo não concordando e na maioria das vezes apresenta um comportamento de muita timidez) ou o assertivo ( claro, objetivo, ouve o que o outro está dizendo, sabe ser firme, mas gentil ao mesmo tempo, demonstra segurança em sua fala e empatia pelo outro).

É necessário entender também, que possuímos um estilo predominante de comunicação, mas que em determinadas situações podemos estar utilizando um, ou os três estilos. Por isso, precisamos encontrar formas de autodesenvolvimento, para chegarmos no melhor dos mundos que é a comunicação assertiva. 

Através da comunicação assertiva, conseguimos liberar os melhores feedbacks, ter mais sucesso nas nossas conexões, nos relacionarmos de maneira positiva com os nossos colegas, gestores, amigos e familiares e também nos expressarmos com clareza e objetividade para alcançarmos os melhores resultados.

Algumas dicas de como podemos desenvolver a comunicação assertiva: a partir do autoconhecimento, trabalhar o autocontrole, praticar a escuta ativa (escutar verdadeiramente o outro), ser fiel aos seus valores e propósito de vida, fazer o que se fala, tratar as pessoas com empatia e respeito, não se colocar no papel de vítima, admitir erros e pedir desculpas, ter uma linguagem verbal e não-verbal clara, com tom de voz e postura adequada, aceitar e assumir as suas responsabilidades.

Portanto, a comunicação faz parte do nosso cotidiano (seja no trabalho ou na vida pessoal), assim, teremos mais ou menos sucesso em nossas conexões e relacionamentos pela forma que vamos decidir nos comunicar! E é em virtude disso, que Tony Robbins afirma: “O modo como nos comunicamos com os outros e com nós mesmos, determina a qualidade de nossas vidas”.