Relacionamento com o Cooperado: como promover essa continuidade nesse novo cenário.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quais as vantagens do cooperativismo? Por que se associar à uma Cooperativa? Esses diferenciais precisam ser esclarecidos e divulgados para todo o quadro social da Cooperativa e comunidade, demonstrando a importância do movimento Cooperativista e o quanto a Cooperativa colabora no desenvolvimento da sua região.

Além dos inúmeros benefícios que a Cooperativa proporciona para a comunidade onde está inserida, o Cooperado – que também é dono e usuário – participa ativamente do processo decisório, e uma das formas de promover essa participação e o senso de pertencimento, é através de um relacionamento estreito e de confiança propiciado por ações de transparência e de presença promovidas pela cooperativa, pois como já mencionado por vários especialistas: “não é a cooperativa que tem associados, são os associados que têm uma cooperativa.”

A participação ativa do cooperado no empreendimento, sempre foi um dos “gaps” nas sociedades cooperativas e hoje, com o distanciamento social, isso se tornou um desafio ainda maior. Como vamos manter um relacionamento próximo ao cooperado? Quais ações podemos adotar para não perdermos o vínculo com o nosso cooperado, deixando-o informado e ativo dentro dos programas que a cooperativa está desenvolvendo? É de suma importância que nesse momento, a Cooperativa continue fortalecendo esse vínculo com o seu quadro social.

Esse com certeza é um cenário propício para a Cooperativa inovar na sua forma de contato com o cooperado, utilizando tecnologias e estratégias (on-line e off-line) que promovam um relacionamento personalizado e direcionado, mantendo assim esse estreitamento com o quadro social.

E nós da Ebcoop – Escola Brasileira do Cooperativismo – possuímos diversas soluções para que a sua Cooperativa tenha ações efetivas de relacionamento ativo com o cooperado, bem como, estratégias específicas de inovação para esse cenário, promovendo um maior engajamento e participação.