Como ser produtivo trabalhando em Home Office?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma primeira ideia que temos que desconstruir quando falarmos em produtividade home office é de que ela será a mesma que no ambiente organizacional, entender que são contextos e momentos diferentes pelo que estamos vivendo nos ajuda a baixar uma pouco essa ânsia no que é ser produtivo, podemos ser mais ou menos produtivos nos dois ambientes, o que vai determinar essa produtividade é nossa atuação sobre ele.

Entender que não seremos produtivos o tempo todo faz parte, não é só você que está em casa, com filho, esposa, dividindo o mesmo espaço com tarefas de casa e do trabalho, o seu chefe e o chefe do seu chefe também estão e todos estamos passando pelo mesmo momento. Mas se tem uma dica que vale a pena seguir é a da organização, nunca essa competência nos foi tão necessária como agora. E quando falo em organização em home office, não é tornar a sua casa um quartel, e todos os seus entes queridos em soldados, mas sim em ter um plano de voo, se assim podemos chamar, um plano que pode ser construído com todas as informações do que você terá para fazer e o que precisa para realiza-lo, mas que não precisa ser engessado, um plano como uma orientação, um guia do que deve ser realizado durante os dias da semana e por quem, sabendo que imprevistos podem acontecer e é só rever o plano que está tudo bem.

A organização nos poupa energia mental, isso mesmo, quando você se prepara para o que tem que fazer poupa tempo e energia e isso é ser produtivo. Então no domingo, reserve um tempo e construa seu plano de voo para a semana, existem várias formas lúdicas de construir esse plano, use a gestão a vista na sua geladeira, o excel, o kanbam na cartolina, explore a sua criatividade para que essa construção também seja prazerosa e produtiva!